quinta-feira, 5 de maio de 2011

Após 17 anos, times brasileiros vivem seu pior momento na Libertadores



Depois da eliminação de Fluminense, Cruzeiro, Grêmio e Internacional, o Brasil terá apenas um representante  nas quartas de final, o Santos. O que não acontecia desde 1994. Nesse ano o São Paulo foi o unico time brasileiro que se classificou entre os oito melhores. Na ocasião, o time tricolor, eliminou o Palmeiras, enquanto o Cruzeiro, foi eliminado pela União Espanhola. No final, o São Paulo acabou perdendo a decisão para o Vélez Sarsfield.

Após isso, o Brasil conseguiu colocar pelo menos dois times nas quartas de final, especialmente porque, de 2000 em diante, passou a ter mais representantes no torneio continental. 


Porem, em 2002 o Brasil passou sufoco, quando apenas Grêmio e São Caetano conseguiram passar para as oitavas de final sendo que Flamengo e Atlético-PR haviam caído na primeira fase. Mas gaúchos e paulistas não decepcionaram e eliminaram, respectivamente, River Plate e Universidad Católica.
 Em 2003, Santos e Grêmio foram os salvadores diante dos tropeços de Corinthians para o River Plate e do Paysandu para o Boca Juniors. Três anos mais tarde, São Paulo e Internacional sobreviveram em meio às quedas de Goiás diante do Estudiantes, Palmeiras novamente eliminado pelo São Paulo e Corinthians outra vez para o River Plate.

Em 2007, Santos e Grêmio se destacaram nas quartas de final depois das eliminações de São Paulo para o proprio Grêmio, do Flamengo para o Defensor e do Paraná para o Libertad.

O Brasil também teve sobras em outras edições. Desde 2006, vem colocando cinco times nas oitavas de final e, nas duas últimas edições da Libertadores, viu quatro de seus representantes se infiltrarem entre os oito melhores da América.Em 2009, Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro e Grêmio foram os contemplados, enquanto o Sport caiu no primeiro “mata-mata” diante do Alviverde. No ano passado, Flamengo, São Paulo, Cruzeiro e Internacional chegaram longe, enquanto o Corinthians caiu nas oitavas de final para o Rubro-Negro em um confronto dos times de maior torcida do país.

Nesta atual edição da Libertadores é o Santos, que passou sufoco para despachar o América do México, com vitória por 1 x 0 no placar agregado, o único responsável por tentar dar ao Brasil o 15º título no torneio continental. O próximo adversário do time de Muricy Ramalho é o Once Caldas, que provocou a eliminação do Cruzeiro, até então a melhor equipe da Libertadores na primeira fase




0 comentários:

Postar um comentário